domingo, 22 de março de 2009

Sessão 2: É uma escolha do Pai, uma carta de amor do Filho, um clamor do Espírito e a Igreja se transformando em Noiva

Sessão 2: É uma escolha do Pai, uma carta de amor do Filho, um clamor do Espírito e a Igreja se transformando em Noiva

I. IDENTIDADE

17 O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’ Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. (Apocalipse 22: 17)

A. Hoje, falta-nos viver na igreja, pelo menos, duas importantes realidades descritas aqui em Apocalipse. Primeira, nós não entendemos, ou mesmo vivemos a realidade de que somos Noiva de Cristo, segundo, nós não temos clamado ‘Vem!’

B. Quando fala Noiva, diz-se respeito à postura do coração de cada cristão. A Igreja que é Noiva entende o amor de Cristo por ela, responde a esse amor com entrega total, trabalha na obra de Jesus na Terra, pelo Espírito Santo e clama pela volta do Noivo. No final do livro de Cantares podemos ver essa realidade.

C. O livro de Apocalipse deixa claro que não é a Igreja, ou os filhos, ou os servos de Jesus que vão clamar pela Sua volta, mas a Noiva Dele! É necessário vivermos a identidade que Jesus tem para nós, é necessário ouvirmos o que Ele diz que nós somos. E, só sabemos quem somos à medida que sabemos quem Ele é.

D. A Noiva, que tem firmada a sua identidade sabe quem ela é, sabe a sua função, ela sabe quem o Noivo é e conhece o coração Dele! A Noiva é livre e vive em liberdade pois conhece o amor de Jesus por ela. Você tem conhecido e vivido o amor de Jesus por você? Você tem deixado Jesus falar quem Ele vê que você é? Ou você tem escolhido viver debaixo de opressão, tentando agradar a Deus por obras? Se vivemos a nossa identidade, somos livres! Vivemos na graça e não mais debaixo do jugo de escravidão. É hora de sermos livres, porque temos muito o que fazer Nele!

1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. 2 Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. 3 De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a cumprir toda a Lei. 4 Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. 5 Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança. 6 Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircucisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor. (Gálatas 5: 1-6)

31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.’ (João 8: 31-32)



II. SOBRE APOCALIPSE

1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João. (Apocalipse 1:1)

A. É muito importante entendermos e termos o conhecimento vivo (quando me refiro a conhecimento vivo, estou me referindo a um conhecimento que está escrito no nosso coração e que, portanto, influencia a maneira que vivemos o nosso dia-a-dia. É o conhecimento de algo que foi revelado a nós) das verdades que estão contidas nesse primeiro versículo de Apocalipse.

B. Grego apokalypsis: revelação, o que é revelado, desvendado, fazer informação conhecida com a implicação de que a informação possa ser entendida. Isso se refere no Novo Testamento a Deus fazendo informação conhecida, especialmente para os que são próximos Dele.


III. REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO


A. A primeira verdade, não em ordem de importância (afinal de contas tudo sobre esse livro é importante!), é que o primeiro versículo de Apocalipse fala que este livro é a REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. Se nós somos Noiva de Jesus, se nós temos o anseio de conhecê-Lo é impossível que desprezemos as preciosidades reveladas a nós através desse livro. Apocalipse revela Jesus, revela a personalidade, a liderança, o amor, as motivações, os planos, o ministério de Jesus! É impossível que, ao nos aprofundarmos no conhecimento do Filho, não sejamos levados ao conhecimento de, pelo menos, algumas características de Jesus reveladas nesse livro. Como Noiva, como Igreja entendemos, então, que este livro é para nós ainda melhor do que o melhor pote de doces que podemos imaginar. É melhor do que qualquer água naquele momento de sede! Esse livro é doçura ao nosso paladar, é como mel em nossa boca simplesmente porque fala sobre o Alvo da nossa vida, Aquele por quem vivemos dia após dia! É o livro que fala sobre o nosso Amado!

16 O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém. (Cântico dos Cânticos 5:16)


IV. É UMA ESCOLHA DO PAI

1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer...

A. Vamos parar aqui um pouco para entendermos, na verdade tentarmos entender um pouco sobre quem é Esse que nos dá a revelação de Jesus Cristo. É importante termos uma visão maior sobre a excelente liderança, santidade, amor, misericórdia, poder, etc., eternos do Deus a quem servimos para entendermos um pouco melhor o quão importante é a revelação que Ele nos deu.

4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. 5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?... 6 Sobre o que estão fundadas as suas bases... 8 Ou quem encerrou o mar com portas...10 Quando eu lhe tracei limites... 11 e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? (Jó 38: 4-11 _ trechos)

5 Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, 6 que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? (Salmos 113: 5-6)
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. (João 1: 1-2)

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

14 Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá? (Jó 26: 14)

2 Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade (Salmo 93: 2)

21 Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista. (Salmo 50: 21)

B. Deus Pai, o Líder de todo o universo, que governa todas as coisas e Aquele a quem o controle de todas as coisas está submetido escolheu, em Sua infinita e inescrutável (que não pode ser pesquisado) sabedoria revelar o Seu Filho aos Seus servos, e também Seus filhos, tudo o que é descrito em Apocalipse.

C. Ele, que sabe o que é perfeito, o momento certo para cada coisa, decidiu nos dar a revelação de Jesus. Decidiu nos mostrar a beleza do Filho, a Sua autoridade e Seus planos perfeitos para tomar a os reinos do mal da Terra. O Pai ama o Filho. E, no livro de Apocalipse, Ele exalta o Filho mostrando como Ele é perfeito, justo, cheio de amor e paixão pela Sua Noiva. O Pai revela como Jesus é santo e puro. Jesus revela o próprio Pai, porque Eles são o mesmo, e o Filho não faz nada que não vê o Pai fazer. Assim, o Pai também exalta a obediência do Filho. E o Filho vem, por sua vez, para revelar o Pai, como o Pai é.

O Pai diz para nós: “Vem, Eu vou te mostrar como Meu Filho é!”, e Ele faz isso através do Seu Espírito em nós, que nos revela o Filho.

D. O Pai, na excelência da Sua liderança deseja que saibamos “o que em breve há de acontecer”. E deseja que conheçamos como o Filho é, o que está no coração Dele e o que Ele vai fazer. O Pai escolhe mostrar o Noiva para a Noiva!





V. É UMA CARTA DE AMOR

A. Jesus é tão doce, zeloso e cheio de amor! As cartas que Ele enviou para as sete igrejas, os capítulos 2 e 3 de Apocalipse são conselhos do nosso Amado para a Sua Noiva. É como se Ele dissesse: “Minha Noiva, para você se limpar e se preparar para mim faça tais coisas ... tome cuidado com tais ciladas...porque Eu te quero... cada parte que Eu sonhei, que Eu desejei que estivesse Comigo!” Nesses capítulos Jesus nos revela como a Noiva é e o que ela deve conhecer Dele para que ela ande como ela foi chamada a andar nessa terra, em autoridade, santidade e, queimando de amor por Ele.

B. E, não apenas esses dois capítulos, mas o livro de Apocalipse é uma revelação e carta de amor, do amor eterno que Jesus tem por nós. Porque são os segredos do Noivo para a Sua Noiva, é uma carta de encorajamento e de consolo para a Noiva do Cordeiro.

C. E nós, Sua Igreja e Noiva ouvimos Seus conselhos para nos prepararmos como Sua Amada Noiva. Ele escreveu para nós nos chamando para sermos os que vencem até o final. E ninguém sabe mais sobre como preparar a Noiva do que Ele mesmo!

Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:3)



i. VI. TEMOS UM AJUDADOR


A. Sim, o Amigo do Noivo tem clamado a mensagem do Noivo e preparado o coração da Noiva, aqueles que O ouvem, com a palavra de Jesus, do Noivo. O Espírito consola a Noiva e apronta o coração Dela lhe lembrando as promessas do Noivo, o que Ele tem preparado e separado para ela. (Conferir a historia da Rainha Ester, como ela foi preparada para encontrar o Rei, Ester 2: 12-18)

12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16: 12- 15)

26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14: 26)

10...adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. (Apocalipse 19: 10_trecho)

16 não cesso de dar graça por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; (Efésios 1: 16- 19)

17 O Espírito e a noiva dizem: Vem!... (Apocalipse 22: 17 _ trecho)

5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? (Tiago 4: 5)

10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (1 Co 2: 10 - 11)

18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (2 Coríntios 3: 18)

B. E é isso que o Espírito usa, a revelação de Jesus, o Seu testemunho, a Sua palavra para nos ajudar a nos aprontar, a nos preparar. Ah! Como precisamos compreender e ter escrito em nossos corações o que dizem as sabias e amorosas palavras de Jesus. Precisamos do Espírito escrevendo isso em nós porque essa é a chave para permanecermos fiéis até o fim. Porque é Ele quem nos transforma em Noiva!

... haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram (Apocalipse 6: 9 _ trecho)

7 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas... (Apocalipse 2: 7 _ trecho)

7 ‘Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. 8 Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro.’ O linho fino são os atos justos dos santos. (Apocalipse 19: 7-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário