terça-feira, 31 de março de 2009

Habitar em Cristo

Sessão 2: Habitando, permanecendo em Cristo
I. revisão

17 O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’ Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. (Apocalipse 22: 17)

A. A Noiva, que tem firmada a sua identidade sabe quem ela é, sabe a sua função, ela sabe quem o Noivo é e conhece o coração Dele! A Noiva é livre e vive em liberdade pois conhece o amor de Jesus por ela. Se vivemos a nossa identidade, somos livres! Vivemos na graça e não mais debaixo do jugo de escravidão.

B. É necessário vivermos a identidade que Jesus tem para nós, é necessário ouvirmos o que Ele diz que nós somos. E, só sabemos quem somos à medida que sabemos quem Ele é.

C. A Igreja dividida em duas, os que cultivam o óleo e os que não cultivam o óleo. Dois tipos de relacionamento com Jesus.

12 Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. (Apocalipse 22: 12)

II. Permanecendo na vinha

1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em mim, e as minha palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. 17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.” (João 15: 1- 17)
A. Há um passo além do ouvir, há um passo além do ser limpo pelas palavras de Jesus. Creio o que Senhor tem nos limpado aqui na igreja. Mas Ele nos chama a um passo mais adiante. Ele nos chama a permanecer.
B. A palavra, no português traduzida por permanecer, é do grego e quer dizer ficar, permanecer, viver, habitar; estar num estado que começa e continua, mas que pode ou não terminar ou parar.
C. Somos chamados a viver em Cristo, escondidos Nele, vivendo por Ele. Somos chamados a ser como ramos, completamente dependentes do que a Vinha nos dá por alimento, estando na Vinha. Uma vida completamente ligada a Deus, em tudo o que fazemos, até por que, tudo o que fizermos, será através da força Dele em nós.
D. Por quanto tempo você quer permanecer na vinha? É tão fácil começarmos achar que já sabemos e temos tudo. Mas a verdade é que sempre precisamos depender. Precisamos permanecer Nele, em Jesus, sempre. Ele é sempre a fonte! O problema é quando a independência aparece. Querido, quanto mais você conhece, mais você precisa conhecer!
III. PERMANECENDO EM CRISTO

5...Desta forma sabemos que estamos nele: 6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. (1 João 2: 5- 6_ trecho)

A. O padrão de Deus é alto e nós não podemos viver menos do que o que Ele tem para nós! Ao lermos esse versículo é muito comum vir sobre nós um pensamento que nos diz que somos incapazes de viver essa realidade, e isso é verdade! Na nossa própria força nunca seremos capazes de viver a realidade que Deus tem para nós. Por isso, exatamente pela nossa incapacidade de vivermos para Ele por nós mesmos, devemos permanecer em Jesus e, como Ele diz no capítulo 15 de João, devemos permanecer no Seu amor!
B. Somos chamados aqui a elevar o nosso padrão! A deixarmos de viver na mediocridade, quando tem sido oferecido um banquete para nós! Queridos, somos chamados para nos entregar mais, para sermos testemunhas fiéis de Jesus, sermos espelhos Dele aqui na Terra. Por isso não podemos nos contentar, enquanto não vivermos a plenitude da alegria de Deus em nós! Vivendo a vida Dele.
IV. ele permanece em nós e gera frutos através de nós

A. Há uma promessa maravilhosa no quarto versículo:
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.
Isso nos dá a garantia de que podemos ter a convicção de que se permanecermos Nele, Ele permanecerá em nós. Temos a garantia de que, se entregarmos nossas vidas a Ele, dependendo Dele, escolhendo esse lugar de dependência Dele, Ele é fiel para viver através de nós. A palavra de Deus é verdadeira, o Senhor é fiel no que Ele promete. E Ele diz que se você escolher depender Dele, pedir para Ele viver através de você, Ele vai fazer isso!
B. Há a promessa de que, se permanecermos Nele, daremos muitos frutos.
C. O único jeito de darmos frutos é se permanecermos na Vinha. E qual é o fruto que buscamos? O nosso desejo deve ser o de servir e agradar o nosso Jesus.
16 Acorde, vento norte! Venha, vento sul! Soprem em meu jardim, para que a sua fragrância se espalhe ao seu redor. Que o meu amado entre em seu jardim e saboreie os seus deliciosos frutos. 1 Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam quanto puderem, ó amados!
D. Até onde temos permanecido em Jesus? A pergunta, na verdade se torna: até onde temos deixado Ele permanecer em nós? Até onde temos sido o Jardim Dele?
5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
V. OBEDECENDO E PERMANECENDO NO AMOR DE JESUS

9 Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. (Jo 15: 9-10)

A. Somos chamados a permanecer no amor de Jesus! Sabe o que isso quer dizer? Para pararmos de viver através da nossa própria força. Novamente Ele nos chama a dependermos Dele, a confiarmos no amor Dele.
B. Permanecemos no amor de Jesus se obedecermos aos Seus mandamentos. E é o Seu próprio amor que é a nossa força para obedecermos. O jeito de permanecermos na Vinha é se obedecermos a Ela. Permanecemos no amor de Jesus quando somos obedientes ao que Ele nos diz, quando vivemos da maneira que somos chamados a viver. O que o Senhor tem te pedido? O principal que Ele te pede é que você lhe dê a sua vida para que Ele ame os outros através da sua vida. Se permanecermos na Vinha, permanecemos no Amor de Cristo, então somos canais do amor de Jesus!
C. E essa é a alegria Dele sendo completa em nós: vivermos o amor de Cristo! Sermos instrumentos para que o Amor de Cristo alcance os que estão ao nosso redor. Essa é a plenitude da alegria em nós, abrirmos mão da nossa vida por amor para com aqueles que Deus ama. Essa é a Noiva de Cristo, a Sua Igreja, ela abre mão da sua vida por aqueles a quem o Senhor Jesus tem buscado. Como amamos? Como o Senhor tem te chamado a amar?
11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
D. O próximo passo então, é dependermos Dele, e então, deixarmos Jesus Cristo viver através de nós, pelo Seu Espírito em nós.
VI. SENDO TRANSFORMADOS EM AMIGOS

15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. 17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.
A. Se permanecermos na Vinha, se obedecermos e amarmos, se confiarmos no amor de Jesus para vivermos essa realidade, somos chamados amigos. O Senhor Jesus está procurando amigos! Ele te escolheu querido, aqui, hoje, não é à toa que você está aqui. Você é chamado para ir mais fundo em Deus, para ser amigo do coração Dele! Os amigos aprendem a pedir, oram por aquilo que o Espírito ora, eles recebem as respostas dessas orações. Os amigos aprendem sobre os segredos de Deus. E os amigos produzem frutos eternos! Frutos que não são motivados em nossos próprios interesses mas no amor do coração de Deus que foi plantado também em nós!
28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. (1 João 2:28)
Amigos que conhecem o coração de Jesus, que ouviram e guardaram os Seus ensinos, confiantes no dia da volta Dele.
VII. QUEREMOS SER OS QUE PERMANECEM

1 Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. 2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu;

obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. 4 No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. 5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:1-6
A. Vemos que a Igreja de Sardes é vista diante de Jesus como uma Igreja que aparenta estar viva, mas está morta. É uma Igreja que mesmo diante dos homens tem a fama de estar viva. E o que o versículo 3 mostra é que a Igreja de Sardes esqueceu a mensagem que foi pregada para ela no início, a Igreja se afastou da mensagem. A Igreja deixou de permanecer em Cristo. Essa igeja já achava que estava bem o suficiente! Mesmo os homens ao olharem para as pessoas da Igreja de Sardes consideravam que ela estava viva.
B. Percebemos que é pela falta de preocupação dessa Igreja com os ensinos que já lhe tinham sido dados que esta deixou de estar atenta, esta deixa de estar em sintonia com o Espírito da Verdade e, portanto corre o risco de não estar preparada para a volta de Jesus. Entendemos que, para estarmos preparados para a volta de Jesus, é necessário que nos lembremos dos ensinamentos que recebemos, confiando no trabalho do Espírito que é responsável por nos trazer à memória estes ensinamentos e tendo relacionamento com Ele; obedecendo ao que recebemos e nos arrependendo, quando o Espírito nos sondar e mostrar algo que O desagrada. Devemos habitar, viver, permanecer em Cristo! E isso dia após dia!
23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. 24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. (1 João 2: 23-25)
“O eu não pode nunca permanecer no Salvador - nem um átomo daquele. Antes que você possa ser enxertado na Vinha, você precisa ser cortado da vida antiga...Ainda assim a Vinha escolhe não fazer nada sem os ramos. Toda a seiva da Árvore está correndo dentro do ramo. E quando essa nova vida flui através de nós, cada parte de nós reage a isso, até o nosso próprio corpo. Se a Vinha tem alegria, o ramo tem a mesma alegria, e o necessitado recebe o fruto.” (Trecho de “Rees Howells – O Intercessor”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário